Internacional - Calamidade no Haiti - Roberval Pereira

Latest

Online

BANNER 728X90

15 janeiro 2010

Internacional - Calamidade no Haiti


FOTO (Reuters): Um morador senta em área destruída pelo terremoto na capital haitiana de Porto Príncipe, dia...



"PORTO PRÍNCIPE (Reuters) - Centenas de pessoas feridas no Haiti após o forte terremoto que atingiu o país passaram uma terceira noite de sofrimento, deitadas nas calçadas e aguardando assistência humanitária enquanto o desespero se transformava em frustração".


"Estamos aqui esperando há três dias e três noites mas nada tem sido feito por nós, nem uma palavra de incentivo do presidente", disse Pierre Jackson, cuidando de sua mãe e irmã que choravam deitadas com as pernas esmagadas.
Corpos estavam espalhados por toda a cidade, e pessoas cobriam o nariz com panos para evitar o odor da morte. Cadáveres eram carregados em caminhonetes e entregues ao hospital central de Porto Príncipe, onde o diretor do hospital, Guy LaRoche, estimava em 1.500 o número de corpos empilhados ao lado do necrotério.

Mais de 48 horas após o terremoto, massas de pessoas clamavam por água e alimentos, assim como ajuda para desenterrar parentes ainda desaparecidos sob os escombros.
Shaul Schwarz, um fotógrafo da revista Time, disse ter visto ao menos duas barricadas de cadáveres que bloqueavam as ruas da cidade, feitas com corpos das vítimas e pedras.
"Estão começando a bloquear as ruas com corpos. Está ficando feio lá fora. As pessoas estão cansadas de não receber assistência", disse ele à Reuters.

FONTE: Portal do Yahoo.


Roberval: Infelizmente existe racismo até nas calamidades. Quando acontece com americanos, europeus e outros de cabelos louros e olhos azuis; ajuda internacional é imedita se mobilizam um exercíto de pessoas para ajudarem. Quando acontece na Africa, ajuda demora pra chegar e quando chega vem de aviões sobrevoando o local e são lançados dos mesmos: medicamentos, alimentação, vestimentas... Com esse povo pobre e escravizado do Haiti não vai ser diferente...
A diferença esta nessa grande mulher brasileira que morreu na tragédia no Haiti, a doutora ZILDA ARNS, que desenvolvia seu trabalho social com os pobres entre eles crianças e idosos. Esse exemplo de humildade e dedicação ao ser humano. Pois existem gente pra tudo, defende animais, plantas, entre outros... menos para o ser humano. Pois eu não sou contra quem defente o meio ambiente, flora e fauna, mas O SER HUMANO É MAIS IMPORTANTE, na minha opnião, e de poucos brasileiros com essa que se foi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário