Internet no Brasil - Roberval Pereira

Latest

Online

BANNER 728X90

30 janeiro 2012

Internet no Brasil

Ainda deixa a desejar!

A péssima qualidade da banda larga ofertada na Brasil, inclusive foi reportagem do Fantástico da TV Globo. As operadoras oferecem atualmente uma velocidade X, mas garante somente 10% da real contratada, uma propaganda enganosa e na minha opinião antiética. O pior é, em algumas localidades essa velocidade pode ser inferior a 10%, um absurdo.  
Com as ações do Governo, através do Plano Nacional de Banda Larga – PNBL essa realidade parece está mudando, o governo vai intensificar ações para reduzir impostos e estimular a melhoria da infraestrutura em todas as regiões do Brasil. Isso facilitará a acesso à internet e a inclusão digital. O objetivo do PNBL é massificar até 2014 a oferta da internet banda larga para 40 milhões de domicílios, espalhados por 4.283 municípios de todas as regiões do país. Antes de qualquer coisa é preciso planejar o crescimento da internet para que a mesma possa suprir a demanda.
Essas medidas anunciadas pelo governo irão acirrar a concorrência entre as operadoras, surgindo inclusive novos empreendimentos, podendo ocorrer melhoria na oferta de serviços de qualidade. Atualmente existem poucas operadoras assim, elas ditam como vão ofertar e qual a qualidade do serviço, fazendo com que o cliente aceite ou fique sem o mesmo.
Outra ação importante lançada pela ANATEL é a exigência de que as operadoras garantem, a partir de novembro de 2012, 60% da banda contratada, porém isso vai exigir das operadoras altos investimentos em infraestrutura, para atender todos os seus e potenciais clientes.
O preço ainda é muito caro, em comparação com o Japão por exemplo o preço de 100 mega de velocidade é o mesmo de 1 mega no Brasil que hoje está entorno de R$ 55,00. Com tudo isso a internet que possui uma qualidade rasoável é a Banda Larga do Speedy (Telefonica /SP) Ajato (TVA) ambas não tem limites de downloard. As demais possui limites com cada página que é acessada vai contando em mega bytes até encher a cota do pacotes que foi contratado, depois reduz a velocidade.
A internet 3G essa é lenta e muito caro. Os governantes deveriam tomar vergonha na cara e exigir das operadoras uma serviço de qualidade. Duvido que em outros países com Estados Unidos e Europa aceitaria uma serviço desse que é um lixo a preço de ouro.
Quem tem sabe o que eu estou falando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário