Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014 - Roberval Pereira

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30 janeiro 2013

Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014

Falta planejamento e infraestrutura


Sediar um evento do tamanho da Copa do Mundo gera polêmica na sociedade, há pessoas que são a favor pois acreditam no crescimento econômico e há as que são contra pois acreditam tratar-se de desperdício de dinheiro público.

Em um primeiro momento, a Copa do Mundo só trás vantagens para o país sede. Os investimentos necessários em infraestrutura geram, nos anos que antecedem o evento, milhares de empregos. As oportunidades aparecem em todas as áreas da economia, desde as mais óbvias como a rede hoteleira até aquelas que sequer pensamos, como as de fábricas de placas de sinalização. Pense em um tipo de negócio.  Pensou? De uma forma ou de outra irá se beneficiar da Copa do Mundo.
Ano passado foi realizada a operação-padrão efetuada por policiais federais em diversos aeroportos do país ganhou destaque negativo na imprensa mundial, que lembrou o transtorno causado para a população, os atrasos, cancelamentos e perda de voos por parte de vários passageiros. Estiveram em pauta ainda as ações da Polícia Rodoviária Federal parando estradas no país.
O Superior Tribunal de Justiça chegou a proibir tanto as operações-padrão da PF quanto as da PRF. Os movimentos dos servidores serão alvos de reportagens especiais da CNN e da BBC, ambas de olho no país da Copa e dos próximos Jogos Olímpicos.
Também teve destaque o anúncio do Programa de Concessões de Rodovias e Ferrovias, apontado por alguns como o maior programa de privatização da história do país e elogiado no exterior, seja pelo “New York Times”, seja pelo “Financial Times” ou por jornais alemães, franceses e escandinavos.
Na avaliação estrangeira o investimento de 133 bilhões de reais do governo federal irá melhorar a infra do Brasil e contribuir para acelerar as obras para o Mundial de 2014, que estão bem atrasadas no tocante à mobilidade urbana.
O Brasil não esta pensando no deslocamento dos turistas entre cidades que a única opção é de avião, apesar de muitos atrasos, cancelamentos e a infraestruturas é pequena, companhias aéreas são só três no momento para vôos nacionais. O país optou por automóveis e não ferrovias, se nossa política e nossos governantes tivesse o compromisso de governar para população e desenvolvimento do país sem pensar em seus interesses e de aliados o país era outro.


Se tivesse um projeto de nação, desde do presidente João Figueiredo (exemplo) em 1979, ter começado a implantação do sistema de TREM BALA, cada presidente (4 anos) fizesse um trecho (Rio a São Paulo, São Paulo a Curitiba, a Rio grande do Sul, Rio ao nordeste) com toda certeza hoje em 2013 teríamos quase todos os estados interligados e teríamos uma opção de transporte a mais. Fico imaginado o grande crescimento do país. Na China tem um trem bala que atinge 350 km/h e percorre 2.000 km em 8 horas de passageiro sem contar o de carga.
Observação: O Brasil não tem um terreno tão rochoso ou acidentado como em outros países que possui o trem bala (Inglaterra e França) que possui um túnel de trem em baixo do mar com percurso entre os dois países de 50km, onde o trem transporta ao mesmo tempo pessoas, automóveis e cargas. O dos maiores empecilhos são a burocracia impostas pelos políticos pra uma prática absurda a corrupção, propina, superfaturamento, mensalões, etc...


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