Justica Brasil Etica - Roberval Pereira

Latest

Online

BANNER 728X90

10 março 2013

Justica Brasil Etica

Será que podemos confiar na justiça do nosso país!

Nossa justiça em meios montanhas de pastas contendo processos, caminha há passos lentos fica presa na burocracia das liminares e habeas corpus, onde chega até condenar os réus, mas não consegue prende-los principalmente que possui poderes aquisitivos para contratar advogados de defesa que mais parece atores. Tudo isso acontece desde da alta corte como ao menor fórum.

Ano passado o STF julgou um dos mais esperado julgamento de uma quadrilha envolvendo o partido do governo, diversos integrantes, políticos e aliados, o famoso "mensalão". Depois de três meses de julgamento a maioria dos suspeitos foram condenados, porém alguns dos principais envolvidos foram condenado mas até agora não foram presos, onde a maioria da população esperava por esse acontecimento.
O que eu não consigo entender, é que uma pessoa que é condenada com mais de 4 anos de prisão, no Brasil não vai pra cadeia, somente apartir de 7 anos. Se for réu primário só pode cumprir um terço da pena depois vai pra regime semi-aberto. Pra mim é um absurdo  uma afronta a sociedade, se for condenado um dia, então tem que cumprir esse dia; se for 10 mil dias tem que cumprir esse período, independente quem é a pessoa, raça, a posição ou cargo que ocupa.
Em São Paulo, mês passado foi o julgamento do caso "Gil Rugai", onde segundo as provas e a promotoria o filho matou o pai e a madrasta, onde envolvia uma grande herança. O filho foi julgado e condenado mais 18 anos, porém não foi preso e saiu do tribunal pra casa da familiares, com certeza sorrido. Casou até revolta do promotor, com toda razão.

Possui diversos casos no Brasil que mais provoca no povo é indignação e injustiça, a própria justiça isentiva o cidadão a fazer coisas erradas. O país gasta milhões com uma justiça lenta, falha, burocrata... Onde leva uma semana pra fazer um julgamento, onde concede ao grande artista ou celebridade de um julgamento o advogado de defesa. É uma coisa que precisava mudar no Brasil, a maioria dos casos onde os culpado não precisava de defesa, já são pessoas que precisa acerta as contas com a justiça, onde ela já tem as provas necessárias que precisa pra condenar.
Porque no Brasil a maioria dos advogados de defesa mais parece uma celebridade, pois onde tem uma câmera ligada lá esta ele. E o que ele faz pra mudar a verdade dizendo que o cliente dele não é o culpado, mas parece um show! Se nós queremos justiça, deveria mudar, começando pela própria entidade a OAB, mudando essa forma de advogar na defesa. Os advogados fazem de tudo para transformar a verdade em mentira mudando, retardando, ou tentando reduzir a pena; será que isso é justiça?
Quero ressaltar o brilhante trabalhos dos promotores que tem esforçados pra promover justiça, mas muitas vezes são vencidos pelas estrategias surjas dos advogados de defesa que inocenta o culpado e condena o inocente tudo em nome do seu trabalho e reputação de "bom advogado".
Nossos juízes muitos são até conivente com essas situações vividas nos tribunais, alguns são omissos, outras se achar como "deuses" (intocáveis) e uma boa parte tem medo e querem tirar o poder do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) entidade que fiscaliza os magistrados do Brasil.  

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/03/cnj-reforca-que-tj-gaucho-deve-divulgar-nomes-e-salarios-de-magistrados-4068409.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário